ÂNGELA LAGO FAZ A JUNÇÃO DA TECNOLOGIA COM O CLÁSSICO DE CHARLES PERRAULT
Escritora e ilustradora ganha as crianças com nova versão de Chapeuzinho Vermelho
Ozeia Ferreira*
Ângela Lago, escritora e ilustradora, produz uma animação interativa que encanta as crianças. Em uma versão moderna de Chapeuzinho Vermelho, de Charles Perrault, disponível em seu portal, utilizando apenas imagens e gestos que afloram a imaginação, aguçando a criatividade com utilização do mouse. Um curta que dura mais ou menos dois minutos com muitos detalhes que emocionam e alegram o espaço, como pequeninas flores e uma gingela borboleta que voa entre as árvores. Para melhor compreensão, observação e envolvimento com partipação do leitor é necessário repetir várias vezes para se colocar dentro da narrativa juntamente com as inesquecíveis personagens do conto Chapeuzinho Vermelho.
É um jogo dinâmico que envolve o raciocínio, a memória, a percepção, a distração, o envolvimento de construção e reconstrução do conto. É uma leitura digital, mas não perde seu estilo. Basta o leitor usar a introdução mais famosa dos contos de fada "Era uma vez... " , empregar o verbo na terceira pessoa e deixar a imaginação fluir. É bom ressaltar que para entender a dinâmica desse jogo é necessário ter habilidades com o computador e conhecer a história original. Na animação, a história de Chapeuzinho Vermelho pode sofrer modificações, com mudanças no trajeto da personagem Chapeuzinho, nas atitudes da vovó e do lobo e até um final longe do tradicional. Assim, o leitor sente produtor da história, um coautor, desenvolvendo o prazer que a leitura lhe proporcia.
Certamente Ângela Lago faz uma releitura de Chapeuzinho Vermelho, onde não é preciso saber ler para " ler" o conto. Uma metodologia de produção textual para crianças sob a ótica dos letramentos literário e visual, associando a leitura, o lúdico e a releitura.
A animação criada por Ângela Lago está disponibilizada na internet com o objetivo de propor uma reinvenção contínua do clássico Chapeuzinho Vermelho de CHARLES PERRAULT a partir da interação dos internautas. Portanto, os professores devem além de incorporar a utilização desses recursos à sua prática, apropriar-se de metodologias que envolvam nos alunos uma relação crítica e harmoniosa com seu universo virtual com autonomia nesse campo.
*Professora de Língua Portuguesa da rede pública e aluna do curso Sequência Didática: aprendendo por meio de resenhas, turma 109 , 2013.
Referências:
http://www.angela-lago.net.br/Chapeuzinho.html
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