terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

TRABALHO - MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS

ROTEIRO DE LEITURA

TRABALHO DEVE SER ENTREGUE NO FINAL DE MARÇO DE 2015
OBRA :   MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS
AUTOR: MACHADO DE ASSIS

INSTRUÇÕES
        RESPONDA  -     1º    parte
1.                                                               1  -Biografia: ( Machado de Assis )
2.                                                               2-  Contexto histórico:
3.                                                               3-  Narrador:
4.                                                               4-   Personagens:
5.                                                               5-    Estilos de Machado de Assis presentes na obra:


2º parte - Questões sobre a obra Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de  Assis
1.       (Fuvest-SP) O romance Memórias póstumas de Brás Cubas publicou-se num momento significativo da literatura brasileira, tanto para a carreira de Machado de Assis, como para o desenvolvimento da prosa no Brasil. Tornou-se um  divisor entre quais períodos literários?

2.  Leia o  capítulo I  -  “Óbito do autor”.
 Explique a distinção entre “autor defunto” e “defunto autor” feita pelo Narrador.

3.Leia o capítulo XXXIII  - “Bem-aventurados os que não descem”
Ao conhecer Eugênia no alto da Tijuca, onde passava uma temporada depois da morte de sua mãe, Brás Cubas hesitou em descer (isto é, voltar) à cidade, onde o pai o esperava com uma noiva e uma carreira política.
Note que a palavra “pé” é insistentemente repetida no trecho.
a)      Qual o motivo dessa insistência?



b)      Como essa repetição antecipa a decisão de Brás Cubas entre voltar para a casa da família ou permanecer na Tijuca?


4. Lei a o capítulo CXV – “O almoço”
No trecho, o Narrador indica duas reações que poderia ter diante da partida da amada. Cada uma delas pode ser associada a uma escola literária. Quais são essas duas reações? A que escola cada uma pode ser associada? Justifique sua resposta.


5. Leia o capítulo  LXVIII - “O vergalho”
         Notas: Usar o vergalho, isto é, o chicote.
a)       Este trecho remete a episódio anterior, da mesma obra, no qual integram Brás Cubas e Prudêncio, então crianças. Compare sucintamente os papéis que as personagens desempenham nesses episódios.

      b)       Neste trecho, a variedade linguística utilizada pelas personagens contribui para caracterizá-las? Explique.

OBS; PARA FAZER  O TRABALHO PESQUISE AS SEGUINTES POSTAGENS;
1-CAPÍTULOS REFERENTES AO TRABALHO - MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS.

2- INFORMAÇÕES SOBRE A OBRA.

 3- METODOLOGIA PARA OS TRABALHOS DE LÍNGUA PORTUGUESA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário